Dia Mundial da Esclerose Múltipla
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é uma iniciativa da Federação Internacional de Esclerose Múltipla que a implementou pela primeira vez em 2009. O seu objetivo é sensibilizar para a esclerose múltipla convidando os seus portadores a partilharem as suas histórias e experiências e, deste modo, contribuir para o conhecimento desta doença tão impactante.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica degenerativa que afeta o cérebro, nervos e medula espinhal. Histologicamente caracteriza-se pelos nervos ficarem desprovidos da camada de mielina (uma gordura) que reveste os nervos e cuja função é facilitar a condução dos impulsos elétricos ao longo dos nervos. A maioria dos diagnósticos ocorrem entre os 20 e 40 anos sendo mais comum nas mulheres que nos homens (3:1)
Manifesta-se por desequilíbrios, formigueiros, alterações da visão, perda de força muscular, incluindo os músculos respiratórios. É uma doença cujas causas se mantém desconhecidas. Embora não tenha cura, tem tratamento que minimiza o seu impacto, mas para isso é fundamental o diagnóstico atempado. No entanto, para o diagnóstico atempado e o tratamento adequado é fulcral ter técnicos preparados, investir na investigação e ter cuidados acessíveis. Por tudo isto, o lema deste ano é: Minha Esclerose Múltipla, Meu Diagnóstico (My MS Diagnosis) enfatizando a importância do diagnóstico atempado e preciso.