Dia Mundial da Doença de Parkinson

Data Evento

11 de Abril, 2024    
Todo o dia

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS

Hoje procura-se informar e consciencializar a população mundial para o Parkinson, doença neurodegenerativa com grande impacto na vida dos seus portadores e familiares. Nas formas mais graves a pessoa fica dependente para as suas atividades da vida diária, como comer, vestir-se ou mesmo caminhar.

Procura-se com esta celebração angariar fundos para a investigação e tratamento da doença.

A doença foi descrita pela primeira vez, em 1817, por James Parkinson, que nasceu a 11 de abril de 1755 e a Associação Europeia da Doença de Parkinson escolheu esta data para colocar na agenda o problema desta doença e homenagear o investigador que lhe deu o nome. O Dia Mundial da Doença de Parkinson tem o copatrocínio da Organização Mundial da Saúde sendo celebrado desde 1997 ano em foi publicada a Carta Europeia de Parkinson que se focava nas oportunidades para as pessoas com Parkinson, seus familiares e profissionais de saúde apelando ao trabalho conjunto para consciencializar e aumentar o conhecimento sobre esta doença.  James Parkinson era um clínico geral na aldeia onde nasceu e viveu toda a sua vida, Hoxton, perto de Londres, e publicou o seu trabalho de observação intitulado “An Essay On The Shaking Paralisy”. No entanto, ele foi mais do que médico, foi ativista político, escritor de histórias infantis, geólogo e fossilista. Claro que ele não deu o seu nome à doença, quem teve a ideia e fez a proposta foi Charcot, porque achava que a descrição tinha sido feita de modo tão rigorosa que merecia ter o nome de quem a descreveu de modo tão sublime.

Apesar da doença estar descrita há mais de dois séculos continuamos sem uma cura e os tratamentos, embora tenham melhorado, mantem-se ainda muito longe do sucesso ambicionado. Em Portugal a doença atinge mais de 20 mil pessoas e é provável que aumente à medida que a população envelhece.

Durante a 9ª Conferência do Dia Mundial da Doença de Parkinson, em 2005, a tulipa vermelha foi adotada como o símbolo da doença de Parkinson. O desenho foi da autoria de Van der Wereld, horticultor dos Países Baixos, que sofria desta doença.