Dia Mundial da Água
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Foi na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, que nasceu a ideia da celebração do Dia Mundial da Água que acontece desde 1993. Nela, os países foram convidados a comemorar este dia incentivando à poupança da água como recurso indispensável para a sustentabilidade do ambiente e da vida.
O lema das celebrações deste ano é “Água pela Paz”, num esforço para vincar o “papel crítico que a água desempenha na estabilidade e prosperidade do mundo”.
Para além de valorizar a água, procura-se aumentar a consciência sobre a crise global da água e apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030. O valor da água vai muito para lá do económico, é um elemento fundamental para sobrevivência de qualquer ser vivo. A água é tão essencial que tem um valor sagrado, como o povo diz: “água não se nega a ninguém”.
Hoje é dia de pensar onde é que a água entra em tudo o que se faz. Pense onde é que a pode poupar. Só agora começa a haver preocupação com a eficiência energética das nossas habitações e, infelizmente, a eficiência hídrica ainda está muito longe de ser uma exigência para levar a sério.
Salientando a importância da água, em Portugal, celebra-se, além do Dia Mundial da Água, o Dia Nacional da Água, a 1 de outubro, fazendo-o coincidir com o início do ciclo hidrológico. Reiterando a importância da água, como bem essencial à vida e consciencializando a população para utilizar este recurso (limitado) de modo eficiente.
A água é um recurso limitado e não há maior prazer na vida do que beber água quando se tem sede. Poupe água, mas não poupe na bebida… de água.
Folheto sobre o Dia Mundial da Água
Por Vânia Costa, nutricionista e Vice-Presidente da SPLS, e Maria Leonor Pereira, nutricionista estagiária
Ver PDF aqui.