Dia Internacional do Obrigado

Data Evento

11 de Janeiro, 2024    
Todo o dia

Dia Internacional do Obrigado

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é de uma simplicidade extrema, como são as melhores coisas da vida. Hoje é dia de agradecer aos que nos ajudaram a ser o que somos e nos ajudam ao longo da vida, com gestos simples, como colocar o café na nossa mesa, ou, simplesmente, olhar para nós, o que nos confirma que continuamos vivos e sentirmos que somos considerados como pessoas. Claro que agradecer o que nos fazem é um ato de todos os dias, mas hoje é para, sobretudo, agradecer às pessoas que contribuem para a nossa felicidade, simplesmente por existirem ou serem como são.

Esta celebração é uma criação das redes sociais, não é um dia mediático nem a ele se associam gestos que exijam consumo, embora se possa oferecer qualquer objeto sem valor, mas com muito significado, nem que seja uma simples flor. Contudo, existe algo mais barato, que ainda por cima, quando se dá, também gera em nós boa disposição: o sorriso. Sorria e o Mundo sorrirá para si.

Em meu entender, sorrir é uma forma de agradecer a Deus ou à Natureza por cá estarmos e, também para mim, sorrir é como rezar e predispõe-nos a fazer o bem. Sorrir e rir é estarmos acima de Deus, porque não se consta que alguma vez Deus ou Jesus tenham rido. Alguns estudos indiciam que o ato de agradecer induz pensamentos e atitudes mais positivas. Quem agradece, reconhece humildemente o quanto depende de outros e o que pode contribuir também para a felicidade deles.

A palavra “obrigado” deriva de “obilgare” que, em latim, significa “ligar” ou “amarrar”. No contexto da gratidão, o sentido literal da palavra está relacionado à ideia de estar vinculado ou ligado a uma obrigação de retribuir um favor, gesto ou presente recebido. Porque sou do género masculino digo “obrigado”, mas, em português, tem uma diferenciação do género de quem agradece assim, alguém do género feminino, deve dizer “obrigada”.

Por isso, embora a amizade não se agradeça, mas se pratique, não me contenho e sempre vos digo, à laia de oração: OBRIGADO a todos os colaboradores e órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Literacia pelo trabalho que têm feito a bem da literacia em saúde e do bem-estar da população portuguesa. OBRIGADO por existirem, por serem como são e fazerem o que fazem.  No sentido da origem etimológica sinto-me “ligado” à SPLS.


Por Rolando Andrade, Psicoterapeuta

No dia 11 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Obrigado e, por isso, quero marcar o ritmo das minhas palavras neste dia começando por agradecer a todos os que ocupam uns minutos do seu tempo para celebrar com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde a importância de um gesto tão simples, mas ao mesmo tempo tão rico, como dizer obrigado. Todas as palavras são importantes, na medida em que simbolizam alguma coisa, material ou imaterial, permitindo assim aos Seres Humanos estabelecer pontes de comunicação entre si. Todas as palavras são também indispensáveis, mas existem umas que carregam um significado mais abrangente e poderoso do que outras, tendo em conta o seu significado.

É por isso que, a par das palavras Mãe ou Pai, os adultos fazem todos os esforços para que as crianças aprendam rapidamente a palavra obrigado, bem como o comportamento que lhe está associado: o ato de agradecer. Esse esforço surge da necessidade que os adultos têm de transmitir às crianças as regras da boa educação e da convivência em sociedade.

Talvez nem os adultos, nem as crianças, se apercebam que quando aprendem o comportamento de agradecer e o põem em prática, todos desenvolvem e aperfeiçoam uma das competências mais importantes para a sobrevivência da espécie humana: a capacidade de estabelecer laços sociais de natureza construtiva, que serão posteriormente os fundamentos da empatia, da solidariedade e da cooperação entre as pessoas. Sem estas competências, seria impossível termos sobrevivido enquanto espécie durante milhões de anos.

Assim sendo, agradecer é uma forma de dizer ao outro que ele não é uma pessoa estranha, que existe disponibilidade para dar, receber e partilhar, para aprofundar a relação, cooperar e projetar a vida em conjunto no futuro. Por aqui se vê a importância de um obrigado, de um muito obrigado ou de um estou agradecido, porque é através dessas palavras que se demonstra ao outro uma abertura para continuar a relação.

Antes de escrever este texto, fiz um pequeno brainstorming à volta da palavra obrigado, do qual me surgiram as palavras saúde, educação, empatia, laços sociais, reconhecimento, humildade, paz, bondade, solidariedade, cooperação, ajuda e gratidão. Fiquei a pensar que, apesar da palavra obrigado não simbolizar uma coisa que seja concreta e materializável, um simples obrigado representa tudo o que de mais saudável e construtivo existe nas relações entre as pessoas. Por isso, concluo escrevendo: obrigado.