Dia Internacional da Síndrome de Down
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Na base da síndrome de Down está uma anomalia do cromossoma 21 que em vez de ser um par, surge um terceiro cromossoma, por isso trissomia. O dia foi celebrado pela primeira vez em 2006, por decisão da Organização das Nações Unidas e a escolha da data de 21 de março, para lembrar esta anomalia, deve-se ao cromossoma 21 (dia 21) estar em triplicado (mês 3).
O objetivo é fazer ouvir os portadores da síndrome de Down, esclarecer a população sobre esta condição genética, combater o preconceito salientando que ela não impede de ter uma vida social normal. Em Portugal, calcula-se que existam 15.000 pessoas com a síndrome e 1 em cada 800 recém-nascidos nascem com trissomia 21.
O lema deste ano é “Acabar com os Estereótipos” (End The Stereoptypes).
Sugere-se que neste dia calcem uma a 3 meias coloridas. Se não costuma usar meias, pois hoje faça o sacrifício e calce as meias mais coloridas e alegres que encontrar. A ideia é que com este ato comunicacional (ato ilocutório) provocar a pergunta: O que é que te deu hoje?!! (ato perlocutório).
Então, terá a oportunidade de dizer tudo, ou quase tudo (não seja chato), o que sabe sobre o Síndrome de Down e apelar à tomada de consciência do estigma com que estamos impregnados em relação aos portadores desta síndrome.