Dia Internacional da Criança com Cancro
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Nesta data, presta-se homenagem a todos os que contribuem para a luta contra o cancro nas crianças e renova-se o apelo para manter e aumentar a colaboração em todo o mundo.
Com a celebração do Dia Internacional da Criança com Cancro pretende-se aumentar a consciencialização sobre o cancro infantil e expressar apoio às crianças, aos adolescentes, aos sobreviventes e às famílias afetadas por este drama. O dia procura valorizar a compreensão mais profunda dos problemas e dificuldades que afetam a criança com cancro e os sobreviventes. Sublinha a necessidade de acesso mais equitativo a tratamentos com qualidade e aos cuidados para todas as crianças com cancro.
Anualmente, diagnosticam-se cerca de 300.000 novos cancros em crianças. A boa noticia é que mais de 80% delas sobrevivem à doença podendo ter uma vida plena e saudável, como todas as outras crianças. A má noticia é que a maioria das crianças, em países pobres, não recebem os cuidados que deviam receber e, por consequência, mais de 90% das mortes por cancro infantil ocorrem nestes países. Assim, o problema exige uma resposta global para que cada criança tenha os cuidados que precisa, independentemente do local e do país em que se encontra, de modo a aumentar a taxa de sobrevivência. A OMS salienta a necessidade do diagnóstico precoce e o rápido acesso aos tratamentos adequados.
Em Portugal e segundo o Registo Oncológico Pediátrico Português (ROPP), em média são diagnosticados 370 novos casos por ano. Calcula-se que 75% dos cancros são curáveis e a taxa de sobrevivência global, em Portugal, está em 85%. Um em cada 450 adultos será sobrevivente de cancro pediátrico. Mas, claro, tudo isto se a criança tiver nascido no local e no país certo. Por isso, a OMS propõe como meta para 2030 chegar aos 60% de sobrevivência.
Aproveitamos este dia para felicitar João Bragança, presidente da ACREDITAR e membro do Board of Trustees da Childhood Cancer International, pelo seu trabalho em prol das crianças com cancro e seus familiares.
A ACREDITAR é a Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro que tem como principais objetivos: “enfrentarmos da melhor maneira os desafios que o cancro pediátrico impõe, proporcionando a certeza de apoio num momento de incerteza. Acompanhamo-nos em todas as fases da doença, com empatia, profissionalismo e a experiência de quem passou pelo mesmo.”
O lema para este dia em 2024 é:” agir já!” (act now!), “juntos, no dia Internacional da Criança com Cancro, levantamos as nossas vozes e imaginamos o dia em que todas as crianças e adolescentes com cancro beneficiarão do melhor tratamento, cuidados e apoio possíveis, independentemente do local onde vivam no mundo”.[1]
Em todas as circunstâncias, quando há pobreza, iniquidade ou conflitos, as crianças são sempre as mais afetadas e no acesso ao tratamento do cancro as desigualdades são das mais extremas: 80% das crianças vivem em paises com baixa renda, mas apenas 29% destes tem acesso aos medicamentos anti-cancerigenos enquanto nos países com elevada renda o acesso sobe para os 96%. Ninguém merece esta desigualdade e muito menos as crianças.
[1] Tradução livre do autor