Dia Europeu da Disfunção Sexual
Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS
Hoje também se celebra o Dia Europeu da Disfunção Sexual reiterando o direito à saúde sexual e reprodutiva. Dentro das disfunções sexuais, a erétil é a mais frequente, levando a que este dia também seja conhecido como Dia Europeu da Disfunção Erétil. As disfunções sexuais, para além serem frequentes, associam-se a dificuldades na sua abordagem pelo pudor dos seus portadores em verbalizar e pedir ajuda. Hoje, pretende-se sensibilizar para as disfunções sexuais e desmistificar estes problemas de saúde que têm profundo impacto na saúde física, mental e social.
E porque todas estas celebrações estão associadas a São Valentim, que também é celebrado hoje, deixo uma pequena referência a este mártir.
No século III, o Imperador romano, Cláudio II, proibiu os casamentos entre os seus militares porque acreditava que os soldados casados tinham pior desempenho no campo de batalha. O bispo Valentim desobedeceu à ordem e celebrou casamentos de modo clandestino e, claro, a desobediência valeu-lhe a tortura e, por fim, a condenação à morte. Entretanto, enquanto estava preso recebeu algumas cartas e enviou outras que, na tradição, evoluiu para a troca de cartões, conhecido por “valentines”. Conta também a lenda que, na prisão, se apaixonou pela filha do carcereiro que era cega e milagrosamente ficou curada da sua cegueira. São Valentim foi executado a 14 de fevereiro de 269.