Dia do Festival do Sono (Festival Of Sleep Day)
Está com dúvidas se leu bem? Leu, muito bem, porque é mesmo dia do sono.
Esta é uma celebração não oficial, no sentido que não foi decretada por nenhuma organização oficial, mas certamente terá sido por alguém que muito gostava de dormir e, de fato, dormir é uma atividade essencial para uma vida com qualidade.
A celebração deste dia tem o objetivo de recuperar as horas de sono em falta pelas festas destes últimos dias, ou melhor, noites. É mais celebrado nos Estados Unidos da América onde também assume o nome de “fun holiday”.
De qualquer modo, aproveite o dia para ganhar energias.
Já agora, relembro que o respeito pelas horas de sono é uma das cinco regras para preservar o bem-estar e bom desempenho físico e intelectual. As outras quatro são, relembro eu: comer adequadamente, mexer-se, não se intoxicar e socializar (que inclui amar). Por isso é aconselhável, para o adulto, dormir 6 a 8 horas por dia, e nada de ser como os camelos que comem e bebem tudo de uma vez para atravessar o deserto: dormir tudo num dia pensando que isso permite dormir menos no resto da semana. A privação de sono é a causa de múltiplos acidentes, de baixo rendimento laboral (presentismo), obesidade e múltiplas doenças cardiovasculares. Curioso que os gregos antigos achavam que o sono era consequência de uma falência cardiovascular, hoje sabemos que a privação do sono é que pode ser a causa de doenças que levam à falência cardiovascular.
Então, o que fazer hoje para além de dormir?
Cuide do seu quarto, de modo a que favoreça a qualidade do seu sono. Afinal o quarto é a divisão mais pessoal, a casa de banho ainda se partilha, mas o quarto… não parece! Comece por retirar a TV, se a tem no quarto, e desligue o telemóvel. Se numa viagem de avião tem que o desligar, pois no sono você vai viajar para outro mundo, direi mesmo para outra dimensão, não queira ter agentes perturbadores que estraguem essa viagem.
Durma bem, tenha bons sonhos e uma ótima quarta-feira, agora com um ano novinho em folha.
José Mendes Nunes
Sócio da SPLS