Dia da Incontinência Urinária

Data Evento

14 de Março, 2024    
Todo o dia

Dia da Incontinência Urinária

Por José Mendes Nunes, sócio da SPLS

Calcula-se que a incontinência urinária afete mais de 600 mil portugueses e, na maioria dos casos, o problema tem solução seja através de medicamentos seja por técnicas de reabilitação ou mesmo cirúrgicas. Enurese é sinónimo de incontinência urinária e ocorre mais frequentemente nos idosos e mulheres. Segundo alguns autores, ela atinge 15% dos homens e 45% das mulheres acima dos 40 anos.

Quando a perda de urina acontece com os esforços, por exemplo com a tosse, temos uma incontinência de esforço, quando surge como imperiosa vontade de urinar temos uma incontinência de urgência, mas, frequentemente, os dois tipos estão presentes – incontinência mista.

Com a celebração deste dia procura-se sensibilizar a população para este problema que muito afeta a qualidade de vida de quem o tem, mas que pode ter uma solução.

A incontinência urinária exige um estudo cuidado para chegar a um diagnóstico preciso que permita escolher a terapêutica mais adequada, que, nos dias de hoje, tem ótimos resultados.

Por curiosidade, que nada tem a ver com a incontinência urinária, lembro que hoje é o também o dia do pi (π), isto é, da constante que relaciona o perímetro de uma circunferência com o seu diâmetro. Embora seja um número a que se atribui o valor de 3,14, na realidade é um número infinito (3,14592653589793238462643383…). A razão de ser hoje a celebração desta constante é que esta data, escrita à americana, 3/14 tem os algarismos que representam o valor de π. Esta celebração aconteceu pela primeira vez em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium, por iniciativa de Larry Shaw, físico, artista e curador daquele Museu.  Por coincidência no dia 14 de março de 1879 nasceu Albert Einstein.

Desculpem a tolice, mas não consigo me “conter”: hoje, com a incontinência urinária, deixo escapar o π π.