
Claramente na Complexidade. Medicamentos genéricos em Portugal
Por Infarmed
8 de julho de 1992 foi a data que marcou o início da introdução no mercado dos primeiros medicamentos genéricos em Portugal.
Os medicamentos genéricos são medicamentos com a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação terapêutica que os medicamentos de marca correspondentes. Têm a mesma qualidade, eficácia e segurança que os medicamentos de marca apresentam custos inferiores por não estarem envolvidos custos de investigação associados a um novo medicamento.
Os medicamentos genéricos têm sido cada vez mais utilizados pelos portugueses. A quota anual de genéricos em Portugal é, pela primeira vez, superior a 50%. A utilização de medicamentos genéricos registou, em 2023, uma quota de 51%, equivalente a 3 432 milhões de unidades e 83,9 milhões de embalagens dispensadas em farmácias comunitárias. De janeiro a maio de 2024, a quota de utilização de medicamentos genéricos foi de 52% em volume de unidades dispensadas no SNS, o que equivale a 7 milhões de embalagens por mês. 1 em cada 2 medicamentos dispensados em Portugal é genérico.
Em 2023, Braga voltou a ser o distrito com maior quota de genéricos. E Ponte da Barca o concelho com maior quota de genéricos. Em 2023, a farmácia da Avenida de Ceuta (Lisboa) foi a farmácia com maior quota de genéricos. 46 farmácias tiveram quotas com valores superiores a 60,0%.
Os portugueses com mais de 60 anos são os que mais utilizam genéricos.
Em 2023, os grupos terapêuticos com maior utilização foram: aparelho digestivo (73%), afeções cutâneas (69%), aparelho cardiovascular (63%).
hashtag infarmed hashtag dianacionaldomedicamentogenérico hashtag medicamentosgenéricos
Perguntas frequentes sobre medicamentos genéricos: https://swki.me/oFm9AMGY
Animação sobre medicamentos genéricos: https://swki.me/ZXNp9w25
Mais dados sobre medicamentos genéricos: https://swki.me/5oEm2zvd