Claramente na Complexidade. "Conhece algum truque para lidar com isto"?, de Rolando Andrade

Data Evento

20 de Maio, 2024    
Todo o dia

Claramente na Complexidade. “Conhece algum truque para lidar com isto”?, de Rolando Andrade

“Conhece algum truque para lidar com isto”?

Já fui confrontado várias vezes ao longo dos anos com esta questão na minha prática psicoterapêutica. É normal. Ninguém gosta de sofrer.

Quando estão em sofrimento, as pessoas procuram receitas, soluções rápidas e mágicas . É como se essas receitas fossem uma pequena dose de analgésico auto-administrado, que funcione como um “truque de magia” que alivia ou elimina o sofrimento.

Contudo, é preciso ter consciência que, tal como em todos os truques de magia, o segredo que faz com que as coisas se tornem mágicas é a ilusão, e por norma, as ilusões não curam nem aliviam sofrimentos.

É natural que a primeira reacção perante o sofrimento seja o desespero, seguida da tentativa de fuga, nem que seja através dos tais truques. Mas depois do impulso do momento, da reacção instintiva, o melhor mesmo é ter um plano concreto e coerente, de preferência que não deposite muita esperança nestes truques de magia onde a ilusão se disfarça de socorro e solução.

A maioria das pessoas procura ajuda precisamente porque está em sofrimento; é natural que queiram saber “porquê?”, “como é que isto passa?”, desejarem “que passe rápido”. Estas perguntas para mim são como um convite para que juntos possamos começar a pensar no “como cheguei aqui?”, “como podem as coisas ser diferentes?”, “porque decidi procurar ajuda agora?”, “onde pretendo chegar?”, e “qual a minha disponibilidade para fazer mudanças?”.

Também é normal que quem está em sofrimento veja na Psicoterapia o tal truque de magia, o analgésico que de forma instantânea permita resolver todas os problemas e aliviar todo o tipo de sofrimentos.

Mas a Psicoterapia é acima de tudo acerca de falar a verdade das emoções. Isso pode levar tempo, e é quase sempre um trabalho invisível, onde não existem resultados rápidos. Por isso, a persistência é uma qualidade indispensável.

Uma das coisas mais valiosas que aprendi enquanto Psicoterapeuta é que as emoções muitas vezes encontram forma de se camuflar, de dar origem a ilusões, levando as pessoas a acreditar que conseguem suportar mais um pouco, que são capazes de aguentar. Que apesar de doer, há-se passar.

Mudar é difícil e também dói. Se fosse fácil, ninguém procurava truques e receitas mágicas. Esse é um dos perigos que põe em causa a qualidade dos serviços de saúde prestados às populações. O sofrimento das pessoas, a sua necessidade de consolo e alívio, tem dado origem a uma série de receitas e magias que supostamente trarão o alívio desejado.

Normalmente quando me perguntam “conhece algum truque para lidar com isto?”, costumo responder que não sou mágico, não pratico a arte de iludir, que na Psicoterapia há ciência, não há truques, e relembro que mesmo que os houvesse, um truque é uma ilusão, não é real, é um engano dos sentidos e da percepção.