Call para o número 2 da Revista Portuguesa de Literacia em Saúde (RPLS) – até 20 de dezembro
Convidamos todos os investigadores interessados a submeterem as suas propostas ao número 2 da RPLS que se caracteriza por ser um número multitemático. Lembramos que a Revista Portuguesa de Literacia em Saúde (RPLS) é uma revista académica e científica especializada e vanguardista, sendo a primeira na sua área de publicação que se compromete tematicamente em abordar tópicos que envolvam a literacia em saúde, como práticas, desafios, resultados, contributos.
Esta publicação pretende aprofundar a análise da literacia em saúde e, simultaneamente, contribuir para a leitura plural deste campo de estudos, segundo diversas ferramentas epistemológicas, teóricas e metodológicas. É uma revista que prima pela interdisciplinaridade, acolhendo as relações entre a literacia em saúde como campo de estudos com outras ciências, como as ciências médicas, as ciências da comunicação, as ciências da educação.
Lançada em 2023, esta publicação tem um rigoroso sistema de arbitragem científica. O conselho editorial integra reputados especialistas da literacia em saúde nacionais e estrangeiros. Pretende-se que a RPLS se torne uma referência nacional e internacional na sua área de publicação e se torne uma plataforma credível, acutilante e completa de diálogo e discussão de tópicos sobre a literacia em saúde, um encontro de saberes e partilhas académicas e científicas que enriquecerá a literacia em saúde e, com ela, a saúde e bem-estar de cidadãos.
O link para envio de proposta é: revistap.literaciasaude@gmail.com
Pode consultar a 1.ª edição aqui
Política Editorial
A RPLS é uma revista académica e científica de acesso aberto (open access), que funciona de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares. Dirige-se tanto a académicos consagrados, como a investigadores principiantes, nacionais e estrangeiros. É recetiva a contribuições de académicos e profissionais, fornecendo-lhes um espaço aberto de interação.
A RPLS aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos (inclusive disponibilizados previamente em repositórios de preprints) sobre temas relacionados com as chamadas de trabalho (se aplicável) e com os objetivos e o âmbito da revista, na forma de artigos.
As contribuições devem ser redigidas tendo em vista a sua relevância e acessibilidade para um público interessado na literacia em saúde.
Partilhamos as orientações editoriais:
Dimensão
- Os artigos completos devem ter até 5000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências;
- Tanto o título como os entretítulos devem ter uma extensão máxima de 120 caracteres com espaços;
- O resumo deve ter até 200 palavras e devem ser definidas até cinco palavras-chave;
- A nota biográfica deve ter até 100 palavras;
Formatação
Os originais devem ser editados com:
- Um espaçamento 1,5 em páginas normalizadas (tipo A4);
- Letra Times New Roman, 12 pt;
- Os gráficos e as tabelas devem estar em formato editável.
Estilo
- A norma de referenciação bibliográfica é a APA, 7.ª edição;
- Os textos em língua portuguesa devem ser coerentes relativamente ao novo acordo ortográfico. Além disso, não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, mesmo atendida a nova ortografia, recomenda-se que se respeitem as particularidades de redação do português nas suas diversas variantes (Brasil, Angola, Moçambique…).
Estrutura
Recomenda-se que os artigos sigam a estrutura:
- Título em português e em inglês (completo, representativo em relação ao texto do artigo);
- Resumo em português e inglês (com um máximo de 200 palavras; deve incluir o objetivo do artigo, algum apontamento metodológico, resultados e contributos do estudo);
- 5 palavras-chave em português e inglês;
- Introdução (deve incluir, entre outros elementos, apresentação e justificação da pertinência do estudo, eventuais questões de investigação);
- Enquadramento teórico (com definição de conceito/s-chave, eventuais teorias de base e revisão de literatura atualizada);
- Secção metodológica (com descrição e explicação do método, técnicas, instrumentos analíticos e procedimentos);
- Apresentação de resultados;
- Discussão;
- Conclusão.
Citações no corpo do texto
- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido;
- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas;
- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Kovarick, 2010, p. 134). – Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit.
Lista de referências
Os três principais tipos de referências utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:
- Balonas, S. (2011). Publicidade sem código de barras. Húmus.
- Pires, H. (2011). De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. In M. Martins, J. B. Miranda, M. Oliveira & J. Godinho (Eds.), Imagem e pensamento (pp. 167-188). Grácio Editor.
- Pereira, S. (2013). More technology, better childhoods? The case of the Portuguese ‘One laptop per Child’ programme. Communication Management Quarterly, 29(1), 171-198. https://doi.org/10.5937/comman1329171P
Para esclarecimentos adicionais, consultar: https://apastyle.apa.org/
Conduta Ética
Os autores devem assegurar que a referenciação das fontes usadas na produção do trabalho científico é rigorosa e abrangente e obter permissão dos detentores de direitos autorais para reproduzirem ilustrações, tabelas ou figuras.
Os autores devem assegurar a correta inserção dos nomes dos autores e coautores nas respetivas publicações, bem como a expressão do devido reconhecimento a outros colaboradores, quando tal se justifique, seguindo as instruções dadas anteriormente.
Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido a: revistap.literaciasaude@gmail.com
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Proteção de Dados
Todas as informações pessoais relativas a membros ou visitantes que usem o site da revista Comunicação e Sociedade serão tratadas em concordância com Regulamento Geral de Proteção de Dados.