Assinado protocolo entre a SPLS e uma das maiores associações de cidadãos da Europa, Cittadinanzattiva
A Cittadinanzattiva-Active – Active Citizenship Network (ACN) é uma das redes de cidadãos europeus mais difundidas e flexíveis, envolvendo nas suas iniciativas mais de 200 organizações cívicas, de doentes e de utilizadores provenientes de 34 países, além de 22 redes/organizações de cúpula europeias/globais.
Na assinatura do Protocolo entre as duas instituições, pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, esteve representada a sua Presidente, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, com o apoio e intervenção direta da Dra. Maria Teresa Flor de Lima. Pela parte da Cittadinanzattiva, o seu Diretor, Dr. Mariano Votta.
O objetivo dos dois parceiros
Literacia em saúde como base de um direito inalienável da saúde.
Promoção do investimento na Literacia em Saúde como um dos pilares de qualquer política pública, de âmbito nacional ou europeia, que investe na saúde dos cidadãos, na sua qualidade de vida e bem-estar.
O acordo foi firmado em outubro e reforçado em dezembro de 2024. Esta parceria envolverá um conjunto vasto de colaborações entre as duas entidades, nas áreas foco da sua intervenção e maiores forças.
A SPLS estará envolvida:
- Em projetos de literacia em saúde junto do cidadão, com investimento em ações diretas e indiretas ao cidadão;
- Com campanha nas redes sociais adaptada aos cidadãos nacionais e as pessoas doentes;
- No aumento da presença da SPLS junto das organizações europeias (Parlamento europeu) no âmbito do projeto europeu submetido EU4Health – INTERCEPT.
Cittadinanzattiva-Active estrá envolvida
- Em projetos de cidadania junto do cidadão, com investimento em ações diretas e indiretas ao cidadão;
- Com reforço da posição europeia para os direitos do cidadão;
- No aumento da presença junto das organizações portuguesas no âmbito da sua atividade.
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde orgulha-se muito de ter assinado um acordo oficial com a Cittadinanzattiva-Active pela capacidade de movimentação do cidadão no maior acesso, conhecimento, dos seus direitos, pela oportunidade de alavancar a presença da SPLS nas organizações europeias decisoras, mas sobretudo com esta convicção que temos de trabalhar em rede para reforçar cada vez mais a Literacia em Saúde como um dos pilares dos direitos humanos, e da base de qualquer política pública orientada para a saúde dos cidadãos, a nível local, nacional e europeu.
Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da SPLS
Active Citizenship Network is particularly proud to have signed an officially agreement with the Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) not only for having strengthened our constituency in Portugal, but above all because we are convinced of how much we must work together to increasingly affirm Health Literacy as one of the pillars of any public policy that cares about the health of citizens, at local, national and European levels.
Dr. Mariano Votta, Director of Active Citizenship Network e Responsabile Politiche Europee Cittadinanzattiva
Missão da Cittadinanzattiva
Cittadinanzattiva APS é uma organização, fundada na Itália em 1978, que promove o ativismo dos cidadãos para a proteção dos direitos, o cuidado dos bens comuns, o apoio às pessoas em condições de fraqueza na Itália e no exterior.
A nossa missão remete para o artigo 118.º, último parágrafo, da Constituição italiana, por nós proposto e implementado na reforma constitucional de 2001. O artigo 118.º reconhece a iniciativa autónoma dos cidadãos, indivíduos e associados, para a realização de atividades de interesse comum e, com base no princípio da subsidiariedade, prevê a obrigação de as instituições favorecerem os cidadãos ativos.
A Cittadinanzattiva, que também foi oficialmente reconhecida na Itália como uma organização de consumidores desde 2000, é independente de qualquer afiliação política, sindicatos, empresas privadas e instituições públicas.
A Cittadinanzattiva considera os cidadãos um recurso fundamental para a democracia, que desempenham um papel ativo na sociedade e devem ter a oportunidade de participar na elaboração de políticas quotidianas.
Active Citizenship Network (ACN) é uma das redes de cidadãos europeus mais difundidas e flexíveis. Nos últimos anos, o Grupo ACN conseguiu envolver nas suas iniciativas 206 organizações cívicas, de doentes e de utilizadores provenientes de 34 países, além de 22 redes/organizações de cúpula europeias/globais. Uma vez que o Grupo ACN não é uma entidade jurídica, mas uma rede informal com uma geografia variável, gostamos mais de nos referirmos a nós próprios como um “círculo eleitoral”.
A circunscrição da Rede de Cidadania Ativa é extremamente ampla, contemplando associações com as quais assinámos um Memorando de Entendimento formal, entidades com as quais formalizámos um acordo limitado a uma iniciativa específica, redes temáticas que promovêmos, etc.
Também numerosos são os grupos de trabalho formais e informais e as redes em que estamos envolvidos. Segue-se uma panorâmica da composição heterogénea do “N” da Rede de Cidadania Ativa:
Soon more details on PROPHET.
Regarding the European patients rights day celebrations you can find mere HERE
Regarding the Interest group you can find mere HERE
Regarding the last “VaccinAction” project you can find more HERE