Abril: Mês Nacional da Saúde das Minorias
A fonte originária para o Mês Nacional da Saúde das Minorias foi lançada pelo educador, autor e líder dos direitos civis Booker T. Washington, que, em 1915, estabeleceu a Semana Nacional da Saúde do Negro (NNHW) . A NNHW foi reconhecida até 1951 e formou a base para muitas das observâncias focadas na saúde que celebramos hoje.
Em 2000, o HHS lançou o Healthy People 2010. Visite Healthy People 2030 para saber mais sobre a última iteração da estrutura Healthy People.
No Mês Nacional da Saúde das Minorias, o tema para 2024 é Ser a Fonte para uma Saúde Melhor: Melhorar os Resultados de Saúde Através das Nossas Culturas, Comunidades e Conexões.
Seja a fonte para uma saúde melhor: melhorar os resultados de saúde por meio das nossas culturas, comunidades e conexões , é sobre a compreensão de como os ambientes, culturas, histórias e circunstâncias únicas (conhecidas como determinantes sociais da saúde, ou SDOH) de raça e as populações de minorias étnicas impactam na saúde geral.
Os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL — SDOH impactam quase todas as pessoas de uma forma ou de outra, e a simples promoção de escolhas saudáveis não eliminará as disparidades de saúde. Factores não médicos como a pobreza, o acesso limitado aos cuidados de saúde, a falta de educação e o racismo são exemplos de SDOH individuais que contribuem para as disparidades e iniquidades na saúde.
SDOH pode ser agrupado em cinco domínios:
- Estabilidade econÓmica
- Acesso e qualidade da educação
- Acesso e qualidade aos cuidados de saúde
- Bairro e Ambiente Construído
- Contexto Social e Comunitário
A relação entre SDOH e as disparidades e iniquidades na saúde é complexa e multifacetada.
Muitas disparidades de saúde que afetam minorias raciais e étnicas e pessoas AI/AN são frequentemente o resultado ou exacerbadas por múltiplos factores SDOH.
Ao abordar os SDOH através de uma abordagem abrangente, podemos trabalhar para promover a igualdade na saúde e reduzir as disparidades na saúde entre as populações vulneráveis.
Tome uma atitude
As organizações de saúde pública e comunitárias podem tomar medidas para começar a melhorar a saúde das suas comunidades abordando os SDOH.
As organizações podem aproveitar estas etapas, adaptadas das orientações fornecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , para serem uma fonte de uma saúde melhor em suas comunidades:
Convocar
Reúna membros da sua comunidade e organizações confiáveis para identificar preocupações específicas da sua comunidade.
Considerar
Recolha e utilize múltiplas fontes de dados e informações, incluindo dados de saúde pública, para ajudar a desenvolver estratégias que possam beneficiar a si, às famílias e à sua comunidade.
Comprometer-se
O compromisso de fornecer Serviços Cultural e Linguisticamente Apropriados (CLAS) é uma forma de ajudar a eliminar as desigualdades na saúde.
Cuidados e serviços eficazes, equitativos e respeitosos que respondam a diversas crenças e práticas culturais de saúde, línguas preferidas, circunstâncias económicas e ambientais e níveis de literacia em saúde são essenciais para colmatar a lacuna nos resultados de saúde para as populações de minorias raciais e étnicas.
Colaborar
Trabalhar com parceiros de confiança para abordar o impacto dos SDOH nas populações vulneráveis e para encontrar soluções inovadoras que possam ser postas em ação.
Mobilizar parceiros para desenvolver e implementar estratégias que abordem as disparidades na saúde e as desigualdades de longa data.
hashtags #SourceForBetterHealth, #MinorityHealth e #NMHM24.