!["A minha visão sobre literacia em saúde". Artigo da Enf. Odete Rodrigues](https://splsportugal.com/wp-content/uploads/2024/01/Design-sem-nome-24.png)
“A minha visão sobre literacia em saúde”. Artigo da Enf. Odete Rodrigues
O conceito “Literacia em Saúde” (LS), tornou-se um assunto de extrema inportância para a saúde pública. Este termo envolve a motivação e as competências dos indivíduos a aceder, compreender, avaliar e usar a informação com o objetivo de tomar decisões relativas à sua saúde.
Cabe a todos nós, inverter a situação vivida nos nossos dias, descrita por alguns peritos como sendo a “epidemia da baixa literacia em saúde”. Este desafio requer várias ações a nível político local, nacional e internacional.
Temos de agir junto das populações afim de as tornar autónomas, para que sejam capazes de tomar decisões com um impacto favorável na sua saúde da vida diária, no domicílio, na comunidade, no local de trabalho, nos serviços de saúde.
Enquanto enfermeira, sinto que tenho uma grande responsabilidade e cabe-me também a mim dar contributos, na minha vida profissional, criando métodos de trabalho que favoreçam uma melhoria da literacia em saúde.
Com esse objetivo, é importante que a educação para a saúde se faça com as pessoas e não para as pessoas. Tem de ser vista como um processo que vai além do informar, instruir ou treinar, não se reduz à transmissão de conhecimentos mas sim à transformação desses conhecimentos em saberes vitais para uma melhor gestão da sua saúde e consequentemente melhor qualidade de vida.
Ao implementar métodos educativos estruturados e organizados nos serviços de saúde e na comunidade, ao investir em tempo para ouvir, orientar e educar as pessoas, estaremos a investir numa forma eficaz de aumentar os níveis de literacia em saúde.