“A Literacia Faz Bem À Saúde” — Projeto visual de António Faria
Nesta exposição, promovida pela generosidade do MNAC, é fecunda a obra que surge de artistas abertos aos conceitos emergentes, mas ao mesmo tempo, estruturantes sobre a saúde.
Reconhecemos o valor da arte como fenómeno social. Acreditamos que a conexão social e o pensamento criativo e crítico conduzem a soluções, que pela sua natureza, muitas vezes têm de ser vistas por vários prismas.
Pelo olhar estético dos artistas agora convidados, a quem agradeço, um a um, profundamente a sua imediata adesão, percorremos os caminhos da comunicação terapêutica, do desenvolvimento de competências, da relação em saúde, da compreensão e a falta dela, da união de esforços e importância das parcerias frutíferas e dos diferentes pontos de vista.
Agradecemos também ao Museu da Farmácia e a Manuel Valente Alves, médico, investigador, curador e artista visual o contributo que dão para esta exposição.
Esta é uma forte parceria MNAC & SPLS, que convoca a sociedade, o cidadão, as pequenas e grandes comunidades, a olharem a aprendizagem da saúde através de intervenções deste tipo, que nos fazem pensar, sentir, e por fim memorizar.
Presidente da SPLS, Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida