"A importância da literacia em saúde", por Vasco Cluny, sócio da SPLS 

Data Evento

8 de Setembro, 2024    
Todo o dia

 “A importância da literacia em saúde”, por Vasco Cluny, sócio da SPLS 

A literacia em saúde tem um impacto significativo a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade porque cidadãos informados são cidadãos mais capacitados. Concretamente, populações com maior literacia em saúde são mais propensas a adotar comportamentos preventivos, como vacinação e exames regulares. A compreensão das instruções médicas também facilita o tratamento de doenças crónicas e reduz complicações evitáveis. 

Por outro lado, um nível elevado de literacia em saúde pode diminuir a pressão sobre o sistema de saúde, reduzindo as visitas desnecessárias aos serviços de urgência e promovendo o uso mais eficiente dos recursos médicos. Isso resulta em menores custos para o sistema de saúde nacional. 

Em Portugal, uma parte significativa da população tem ainda dificuldades em entender informações básicas relacionadas com a sua saúde, o que compromete a eficácia dos cuidados, sobretudo em populações de maior risco.  

Iniciativas recentes, como campanhas de sensibilização e programas educativos, são cruciais para melhorar a literacia em saúde no país. Estas ações são fundamentais para enfrentar problemas de saúde pública, como o combate às doenças crónicas, que têm uma prevalência alta em Portugal, e para promover hábitos de vida mais saudáveis. 

A literacia em saúde em Portugal é, assim, um fator chave para garantir que a toda a população possa ter melhor qualidade de vida, minimizando as desigualdades no sistema de saúde​. Assim, a minha visão para a literacia em saúde passa por priorizar a educação e promoção da população para a adoção de hábitos de estila de vida saudáveis, explicando o seu impacto na qualidade de vida, redução do risco de doenças crónicas e promoção da longevidade.