Sandra Laia Esteves

Investir na Literacia em Saúde é uma prioridade, uma necessidade constante que visa obter resultados positivos em saúde.

A Literacia em Saúde não é apenas uma responsabilidade individual, mas sim uma responsabilidade coletiva. Na minha ótica, cabe aos profissionais de saúde e sistemas de saúde (decisores políticos) criarem condições favoráveis que promovam a capacitação do cidadão no ACESSO e COMPREENSÃO da informação em saúde, e no USO dos recursos em saúde.

Estas dimensões são determinantes para o empoderamento do cidadão nas tomadas de decisão refletidas e acertadas no seu processo de saúde e gestão da doença. Como?

Ao proporcionarmos estratégias diretas, comunicação interpessoal eficaz e funcional, recursos pedagógicos de fácil utilização, numa linguagem simples, clara e positiva, SEMPRE adaptada ao estadio de desenvolvimento/ grau de compreensão do cidadão. Estamos a preparar um cidadão (informado) com uma participação mais ativa e integrativa nas suas decisões em saúde; uma maior adesão ao plano terapêutico/ orientações dos profissionais de saúde, uso racional dos serviços de saúde (redução de hospitalizações), maior sustentabilidade dos sistemas de saúde, combate na redução das desigualdades sociais, entre outras.

A entrega, dedicação e valorização na área da Literacia em Saúde, deve acompanhar os diversos contextos no continuum da vida de qualquer cidadão.

Acredito, ao reconhecermos, integrarmos e alicerçarmos a Literacia em Saúde na prática, através de apoio na investigação e oferta formativa, estamos a proporcionar maior cooperação e proximidade ao cidadão, e, por conseguinte, a apostar no alcance de resultados qualificantes e de excelência em saúde.

No decorrer destes 24 meses de existência da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem sido evidente o investimento no desenvolvimento da promoção da Literacia em Saúde. Cientes que queremos continuar a contribuir e zelar pelo conhecimento em saúde, pela promoção e divulgação de boas práticas em Literacia em Saúde individual, organizacional e comunitária.

A Literacia em Saúde é determinante para vivermos melhor (mais saudáveis), com maior longevidade, e mais felizes.

Há que continuar esta caminhada conjunta, por mais e melhor Literacia em Saúde!