Rui Nogueira
A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, fundada em 19 de janeiro de 2022, tem vindo a desenvolver um trabalho notável quer na comunidade cientifica, quer no contacto e ação direta com as comunidades. As iniciativas multiplicam-se e a difusão da importância da literacia em saúde tem sido amplamente difundida.
Os profissionais de saúde sabem valorizar a literacia em saúde e acolhem com agrado as iniciativas cientificas e as ações locais. Sabemos bem como é importante termos pessoas – doentes e não doentes – bem informados sobre saúde e principalmente sobre atitudes salutogénicas e evicção de comportamentos de risco. A literacia em saúde é um fator de impacto reconhecido pela OMS e bem acolhido pela DGS em Portugal. Contudo, afigura-se ainda uma necessidade premente de envolvimento de organismos dos setores público, social e privado, de modo a desenvolver ações de proximidade e práticas integradas nas diferentes comunidades.
O envolvimento profissional e orientado das autarquias locais será imprescindível para continuar a desenvolver a literacia em saúde junto das pessoas. Apoiado em estratégias de comunicação e em programas de ação concretos, com os apoios devidos e as estruturas necessárias, será possível fazer mais e melhor no futuro próximo. No atual contexto de renovação do Serviço Nacional de Saúde, tendo em conta o “inverno demográfico” de Portugal, as carências da população mais desfavorecida e a vulnerabilidade de todos, o desenvolvimento da literacia em saúde assume uma importância vital para ajudarmos a manter e a proteger a saúde no nosso país.